segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Hoje é dia de Santa Bernadete de Lourdes (ou de Soubirous)

Ela era a filha mais velha, de uma trupe de nove crianças. Não deve ter sido fácil pra menina Bernadete, nascida em . Ainda mais porque seu pai foi preso por furto de farinha - mas depois foi absolvido.

Com tanta gente assim pra sustentar, a família acabou vivendo em uma situação de miséria, morando num prédio abandonado na cidade de Lourdes. Este prédio era a antiga cadeia da cidade. Devido à tamanha pobreza, Bernadete cresceu com a saúde mais frágil. Teve cólera e asma. Começou a estudar somente aos 14 anos.

Ela teve duas visões: uma que se denominou Imaculada Conceição e outra de Nossa Senhora. Em uma de suas visões (foram 18 no total), surgiu uma fonte que jorrava água milagrosa, ativa até os dias de hoje. Mesmo questionada por todos à sua volta, às vezes até com métodos mais violentos, Bernadete nunca negou suas afirmações de ter visto Nossa Senhora - até porque o dogma da Imaculada Conceição era novo e quase ninguém o conhecia.

Entre seus milagres, curou um deficiente, um tuberculoso e um aleijado.

Depois deste tumulto, Bernadete internou-se no hospital das Irmãs da Caridade de Nevers, onde recebeu instrução. Seus estudos para ser noviça foram realizados no convento de Saint Gildard e, depois, voltou ao hospital, onde trabalhava como enfermeira.

Morreu em 1879 e seu funeral teve que ser adiado, devido à quantidade de gente que foi até lá dar um último adeus. Foi canonizada em 1933.

Um comentário:

  1. Como faço para adquirir suas imagens, pois já comprei algumas e gostaria ter comprar outras imagens

    ResponderExcluir